História da Câmara

A constituição da Câmara Municipal de Monte Sião se deu em 23 de novembro de 1947 com a eleição da 1ª Legislatura para um mandato de quatro anos. No entanto, a Câmara foi oficialmente instalada em 7 de dezembro do mesmo ano em sessão solene realizada no Prédio da Prefeitura Municipal e presidida pelo Dr. Antônio Zanchetta, MM. Juiz de Paz.

Nove Vereadores constituíram a primeira legislatura da Câmara Municipal: Ernesto Gottardello, Pedro Pocai, Jamil Elias Abraão – sendo estes eleitos, respectivamente, Presidente, Vice-presidente e Secretário da Mesa Diretora – Lourenço Gottardello, José Pereira Machado, João Morais Cardoso, Benedito Ferreira Pinto, Waldemar Gottardello e Benedito Gomes Correia.

No período de 1947 a 1950 os ilustres senhores José Paulino Filho, Benedito Dorta Souza, Teodoro Avelino Toledo Lima e Alvarin Pires do Couto também foram empossados devido à renúncia de alguns vereadores.

Evolução do Poder Legislativo

No início de suas atividades, os serviços administrativos eram realizados em prédio alugado pela Prefeitura Municipal e as sessões eram realizadas no edifício da Prefeitura Municipal no Majestoso Sobrado dos Guarini, localizado na então Praça Benedito Valadares – a atual Praça Prefeito Mário Zucato. Entre os anos de 1963 e 1979 a Câmara Municipal passou a ocupar espaço em uma sala cedida pela Prefeitura Municipal.

Em 1980 a Câmara transferiu suas atividades para o prédio anexo à antiga Escola Municipal Dona Ina, onde permaneceu até 2001, quando então passou a ter como sede o prédio do antigo Fórum, que foi completamente reformado e passou a oferecer melhores condições de trabalho tanto aos funcionários quanto aos vereadores, que partir de 2005 passaram a ter seus próprios gabinetes.

Em virtude de uma forte enchente que atingiu a cidade em janeiro de 2010, a Câmara se viu obrigada a mudar-se novamente. Desde então, o Poder Legislativo de Monte Sião está situado à Rua Presidente Tancredo Neves, 274, no centro de Monte Sião.

Até 1988 a Câmara foi composta por nove vereadores. Com o advento da Nova Constituição, entre os anos de 1989 e 2004, o Poder Legislativo municipal contou com o trabalho de onze vereadores. Por força da Resolução 21.702/04 do Tribunal Superior Eleitoral, a Câmara Municipal passou novamente a contar com nove cadeiras para a legislatura que se iniciou em 2005. Muito embora uma nova decisão emanada do Congresso Nacional em 2009, através da Emenda Constitucional nº 58, permitisse o aumento de nove para onze cadeiras a partir de 2013, a Câmara, por decisão dos próprios vereadores à época, decidiu não aumentar o número de vagas.